
Rinoplastia e o impacto na estética facial:
tire todas as suas dúvidas com o Dr. Gerson Ritz
CIRURGIA PLÁSTICA
Quando falamos de harmonia facial, ele figura como protagonista. O formato do nariz tem grande impacto no rosto e, consequentemente, na autoestima. A rinoplastia é indicada para correção do tamanho e contorno nasal, melhorando a aparência e as proporções do nariz em relação à face e também para a correção de defeitos estruturais internos do nariz ou melhora na respiração.
As indicações são várias: pessoas com o nariz grande, ponta caída ou muito arrebitada, com narinas muito abertas ou elevadas, com assimetria nasal, com o dorso muito largo ou com outras características que incomodam o paciente, muitas vezes desde a infância.
Quando há comprometimento da respiração, a rinoseptoplastia é indicada. Essa cirurgia plástica combina o tratamento de desvio do septo – para melhorar a função respiratória – com a correção de desproporções do nariz, para uma harmonia facial.
A avaliação e o procedimento devem ser feitos por um especialista experiente, pois quando há necessidade de realizar as duas correções; o ideal é que sejam feitas na mesma cirurgia, trazendo melhores resultados pós-operatórios.
Assim, a correção estética e a funcional do nariz são avaliadas pelo especialista e ajustadas com o paciente, para que o resultado fique bonito e, também, perfeito para a passagem de ar.
Muitas são as dúvidas que surgem no consultório. Veja algumas:
1 – Posso escolher o formato do meu nariz?
Muitos ficam frustrados por não poder ter o nariz de alguém famoso, amigo ou da família. É preciso uma avaliação completa (espessura de cartilagem, tipo de pele, se já fez algum procedimento anteriormente, se há desvio do septo) para decidir um formato que harmonize com o seu rosto.
2 – Qual a melhor técnica?
Existem duas técnicas para a execução da Rinoplastia: a aberta e a fechada. É na consulta que o cirurgião plástico vai te dizer qual é a melhor para o seu caso. Na técnica aberta é feita uma incisão na columela (região central da base do nariz), assim o cirurgião tem uma visão completa de todas as estruturas nasais durante o procedimento.⠀
Na técnica fechada as incisões são feitas na parte interna do nariz, eliminando as cicatrizes aparentes, já que é menos invasiva. Entretanto, não é indicada em casos que exigem precisão e grandes correções.⠀
3 – E as cicatrizes? Vão ficar aparentes?
O maior receio dos pacientes é em relação às cicatrizes, principalmente quando se trata da técnica aberta. Porém, quando a cirurgia é realizada por um especialista experiente e capacitado, as cicatrizes da Rinoplastia Aberta são geralmente imperceptíveis e ficam na parte inferior do nariz.
4 – Em quanto tempo vou ver o resultado da cirurgia?
Já nos primeiros dias é possível notar uma grande diferença no formato do nariz, apesar do inchaço. A cada dia ele vai diminuindo e por volta dos seis meses estará totalmente desinchado e cicatrizado. Porém, o nariz idealizado pelo paciente e sua forma final é percebida após um ano da cirurgia, pois são necessários alguns meses para que a pele e as estruturas internas modificadas se acomodem perfeitamente.
Dr. Gerson Ritz, Especialista em Cirurgia Plástica e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: CRM/SC 13067 e RQE 6325.